Translate

Um passo para trás, na capoeira, é golpe.

 Às vezes, por mais que a nossa maior vontade seja acelerar e conquistar tudo o que a gente sonhou de uma vez só. Reduzir a velocidade, ser mais estratégico, descansar e ganhar distância é extremamente necessário para que, no momento certo, você continue seguindo em frente, bem e inteiro.


Essa rede é feita para compartilhar aprendizados, e foi exatamente isso que vim fazer com esse texto. Compartilhar a importância de reconhecer quando a gente não está pronto para um desafio, mesmo quando nos esticamos ao máximo para caber.

“Nunca tentado. Nunca falhado. Não importa. Tentar de novo. Falhar de novo. Falhar melhor.” Samuel Beckett

Não é novidade que ninguém nasce sabendo, mas teimamos em nos enganar acreditando que somos dom natural. Não somos…e por mais que você acredite estar pronto, ainda haverão pontos cegos pelo caminho. Eles sempre vão existir, assim como todas as adversidades que o mundo nos reserva. O que muda é a forma que aprende a lidar com eles, falo sobre isso nesse texto aqui.

Dependendo de quão enrolado você esteja na situação, a sua cabeça pode estar praticamente enfiada dentro d’água. Parece ser impossível trocar o pneu com o carro em movimento e quando os seus pontos fracos começam a ganhar a batalha, dói.

Dói por não saber resolver, dói por perceber que o problema é você, dói porque crescer é doloroso mesmo e a angústia difusa da inadequação é bizarra.

Quanto maior for o seu ego, maior é a dor de se perceber insuficiente e de ser derrotado por você mesmo. Mas se lhe servir de consolo, nenhuma jornada do herói acontece sem um momento de quase derrota.

síndrome de Gabriela não tem vez aqui.

Um bom exercício é olhar para seus relacionamentos terminados e perceber quantos erros cometeu por imaturidade ou por estar em uma frequência diferente da pessoa que você poderia até gostar.

Você estava imerso no relacionamento, culpando o outro e sentindo a dor de algo quebrado. Por mais que seja resiliente e se mantenha por mais tempo, será muito difícil conseguir a clareza necessária para entender o que pode e deve ser melhorado no seu próprio comportamento e no do outro. A distância é um santo remédio!

Mas quando isso implica na sua carreira? Parece ser muito mais difícil estar disposto a dar esse passo atrás, né? Tem carinha de burrice, é desconfortável no começo, mas pode acreditar…Te entrega um poder digno do meme do mind blowing. Respirar e processar as informações no seu tempo faz tudo entrar no eixo.

Isso não quer dizer que só porque agora finalmente as coisas fazem sentido, você está pronto para meter o pé no acelerador novamente. Mano…respira! Aprende a aproveitar a jornada. Tudo nessa vida tem consequências e a menor delas é demorar mais tempo para um próximo passo, mas lembre, trabalhar em você mesmo é uma constante que independe do cenário.

Evoluir, principalmente em habilidades que não são técnicas, não acontece do dia pra noite, demanda tempo, dedicação e paciência.

Abrace e aceite o processo, se comprometa com a jornada e seja o melhor que conseguir ser, cada dia um pouco mais.

Pessoalmente gostaria muito de agradecer a @conquer, a @aerolito e ao Emanuel Aragão por serem tão protagonistas nesse momento. Eles possuem cursos incríveis que mostram que antes de qualquer coisa, todo mundo precisa aprender a ser gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aê!