Translate

Todos os Olhos - Tom zé

 Todos os olhos ► Tom Zé ► Música ► Brasil ► Coisa Boa


Sei que costumo sempre indicar sons atuais, mas mesmo sendo um cd de 1973 ele se mantém super hoje e totalmente intrigante. Sendo assim, não mantenho preconceito com datas e sim comprometimento com a qualidade.
Se prestarem atenção, esse cd saiu na mesma época que o Led Zepllin estourava no mundo todo com ênfase nos EUA, e somente 5 anos depois do festival de Woodstock . No cenário nacional, a tropicália “comia solta” e esse homem foi, e ainda é um dos maiores representantes do movimento.
Todo mundo já ouviu sobre ele na escola quando viu tropicalismo, mas se parar pra pensar se sabe o nome de alguma música dele, provavelmente se dê conta que não. É comum que só pensemos em Gil, Betânia, Gal Costa e Caetano quando perguntam sobre a época. Talvez isso se deva ao fato de que com o tempo eles terem se rendido a outros ritmos e adotados novas expressões musicais, permanecendo sempre presentes e tendo fácil aceitação popular. O Antônio José Santana Martins mesmo depois de tanto tempo, continuou a gozar do movimento Tropicalista e se tornando um grande nome da música alternativa brasileira.
O Cd que estou ouvindo é de 73, porém o último cd dele é de 2008 mas ainda não tive a oportunidade de ouvi-lo.
Minha indicação é dessa música, uma das minhas prediletas no cd.

Brigitte Bardot

Tente não só ouvi-la, mas também realmente escutá-la... Tente identificar os instrumentos inusitadamente misturados, a forma diferente de cantar e na autonomia da letra sobre a melodia. A princípio é comum que se estranhe, mas a tendência é se apaixonar com o tempo ou no mínimo reconhecer a importância.
Escolhi essa música por que ele fala da Brigitte Bardot, uma das maiores representantes da beleza de uma época, sendo uma das primeiras (se não a primeira) a interpretar uma cena com nudismo em 1956 no filme “E deus criou a mulher”. A francesa dominou o imaginário masculino durante muitos anos lado a lado com a Marilyn Monroe. Porém pra uma mulher que durante muito tempo foi revolucionária e a frente do seu tempo, hoje infelizmente se mostra a favor incentivando a xenofobia e a homofobia em seu país, o que é realmente uma pena.

Ouve essa também só porque eu amo e as vezes me pego cantando..

Botaram tanta fumaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aê!