Translate

Novos criadores da moda - entrevista com Anne Massa

Oportunidade ► Moda ► Concursos ► Salvador Ba
O Novos Criadores da Moda é um dos concursos mais esperados do ano por todos os estudantes e envolvidos na área da moda ou artes plásticas da Bahia. Ele costuma abrir inscrições no mês de Abril, e é de costume haver correria para tentar ter o nome vinculado a este grande evento.

Este concurso é uma iniciativa que já perdura ao longo de 5 anos e iria agora pra sua sexta edição. Idealizado pela empresária Vera Pontes, o concurso costuma encontrar grandes talentos. A seleção de 10 peças costuma ser feita por Maurício Nonato e depois os looks pré selecionados vão exposição deixando a vencedora a critério de eleição popular.
O prêmio dado ao primeiro lugar ganha troféu e certificado, maquinário para garantir sua produção própria, bolsa de estudos no SENAC, desfile de uma coleção de 15 looks na feira Made in Bahia
Este ano o evento não ocorrerá, a Vera Pontes sentiu-se afetada diante alguns ocorridos que persistiram durante as ultimas edições. Porem promete que a suspensão é temporária e alguns dizem que a empresária abrirá espaço para os trabalhos de estudantes na Made in Bahia mesmo não havendo concurso sendo assim, somente como expositores!
Grandes nomes já foram vencedores e deslancharam suas carreiras como designer com a ajuda deste evento.
No ano passado a grande vencedora foi Anne Massa e tive o prazer de conseguir conversar com ela e fazer algumas perguntas que acredito serem freqüentes.

Qual foi a maior dificuldade que você encontrou pra idealizar e confeccionar o seu look?
-A maior dificuldade em criar um look, a nível de pesquisa em Salvador é a dificuldade de obter materiais.Em meu processo, primeiro idealizo e só depois escolho os matérias a serem usados, porem muitas vezes não encontro o que imaginava a principio e logo sou obrigada a substituir matérias ou até mesmo usar o maximo da minha criatividade para suprir as necessidades sem fugir do tema. Outro fator que dificulta, sem dúvida é a falta da mão de obra: modelistas, costureiras.

Você contou com a ajuda de algum professor, parente ou amigo durante esse processo?
-Sem dúvida, procurei estreitar meus laços com os meus professores. Na época eu ainda não era formada em design de moda. Carol Barreto, que também já foi uma das ganhadoras desse concurso me auxiliou nesse processo.
Eu também era aluna do Projeto Estruturante Design Moda Competitivo do Senai em parceria com o IBMODA. Ronaldo Fraga ampliou os meus horizontes ao relacionar em suas aulas como se utilizar da pesquisa para em seguida criar uma moda com conceito.

Qual foi o seu tema e a que se deu a sua escolha por ele?
- O meu tema foi uma abordagem das obras arquitetônicas de Fernando Peixoto. No qual o Ronaldo Fraga nos conduziu a retratar a questão da moda com pesquisa. O tema havia sido estabelecido pelo IBMODA, e cada dia que caminhava, a pesquisa me instigava mais e mais para me aprofundar no assunto.
Fui a mais de vinte prédios do arquiteto, documentei através da fotografia digital e em seguida coloquei todo o seu conceito de arquitetura no look apresentado.

No mesmo ano você participou do desfile de novos talentos do fashion Barra com uma mine coleção inédita. Como que foi toda essa correria? Qual foi o tema daquela coleção?
- Me utilizei dos temas que Fernando Peixoto se inspira para em seguida fazer uma mini-coleção de peças de vestuário. Foi uma tríade: modernismo-futurismo-op art.
A primeira exposição aberta ao público em Nova Yorque foi chamada de Responsive Eye, o olhar que responde. Como as obras de Fernando Peixoto, principalmente na década de 80 foram um marco na modificação da paisagem de Salvador, eu busquei relacionar minha pesquisa de moda com essa abordagem: até o olhar menos atento deveria corresponder à mini-coleção.

Hoje, o que ter ganhado o Novos Criadores mudou sua vida? Você continuou produzindo após os desfiles?
- Sem dúvida alguma, foi a minha base de auxílio na área de design de moda. E tudo isso graças à Vera Pontes, na tentativa de auxiliar no processo de evolução dos alunos da área de moda. Esse concurso me mostrou que sou capaz de relacionar moda e pesquisa com conceito. Eu já planejei e desenvolvi uma coleção para uma empresa local, e estou iniciando o processo de abertura de marca. Inclusive trabalho com encomendas para noivas, madrinha, debutantes; ou seja, pessoas interessadas em moda personalizada.

Quais são os seus planos pro futuro? Tanto pessoais como profissionais.
- Continuar os estudos, já que agora sou aluna especial do curso de mestrado de Belas Artes da UFBA. Assim como ser estratégica na abertura de minha marca.

Quais as dicas que você daria aos competidores desse ano?
- Utilizar um tema e mergulhar na pesquisa do mesmo. É lógico, sem esquecer de ser algo que possa ser comercializado. Afinal, é o público quem vota, muitas vezes o tema tem que ser perceptível na peça para que haja um fácil entendimento na percepção do olhar.
È interessante também pedir auxílio às pessoas da área de moda antes de começar a confeccionar. Pois as dicas são importantes, e a pessoa que está do seu lado, ou até mesmo seu professor fará parte do público que irá votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aê!