Translate

Criatividade não é uma questão de mágica!

Postada também na minha coluna no VP: Aqui!

Tenho por hábito chamar a todos profissionais que admiro de criativos e não consigo entender o motivo de alguns deles não se identificarem com o apelido. Considero um grande engano acreditar que em exatas não se trabalha com criatividade ou que pessoas que trabalham com criação são somente aquelas que desenham, fazem arte, textos e etc. Veja bem, se você concebe uma nova forma de ganhar dinheiro ou consegue contornar problemas administrativos com pequenas medidas que ninguém havia pensado antes, você está ou não sendo um criativo?
Para alguns a relação com a criatividade é uma coisa visceral e pra outras pessoas se trata de uma habilidade que vai se construindo com o tempo, a partir de uma preparação diária que não inclui passe de mágica ou dons divinos!  Norteando cada criador existem processos criativos, que apesar de haver grandes pesquisadores discorrendo sobre o tema, acredito que sejam passos bem pessoais que começam com um molde acadêmico, mas que se desenvolvem da forma mais confortável para cada um, porém, independente do método utilizado existem 3 constantes indispensáveis :
-Tudo se inicia de uma necessidade.
-É preciso obter o máximo de informações possíveis sobre a situação.
- A primeira ideia nunca é suficiente.   
                                                  
Depois de tudo isso, ainda posso lhe dar alguns bons conselhos que aprendi lendo livros maravilhosos como Um toc na cuca de Roger Von Oech!
Primeiro: Comece mudando o seu olhar de encantamento com relação a criação, não se achar  capaz é um dos principais bloqueios que se pode encontrar pela frente.
Segundo: Busque referências! Consuma conteúdo de todos os tipos, pois eles serão suas fontes de insights no futuro.
Terceiro: Anote tudo! Até as piores ideias são dignas de anotações, um dia você pode precisar dela e finalmente saber o que falta para transformá-la em algo genial.
 Não é tão fácil mudar de atitude e o assunto é tão bacana que poderia passar a vida lhe falando sobre técnicas, processos e bloqueios, mas ao invés disso vou lhe dar a sugestão que minha professora de produção gráfica me deu em meu primeiro dia de aula: “Mude o caminho de casa, sente na janela do ônibus e repare no mundo que está a sua volta, nas cores e nas formas que ele tem.” Tenho certeza que esse será um bom começo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aê!