Iniciar sua presença nas redes sociais pode representar grande ganhos para sua empresa, mas a forma que faz isso determina quanto tempo vai demorar para conquistar os seus objetivos, ou quem sabe, se algum dia chegará a conquistá-los.
É normal que ao iniciarmos um
negócio fiquemos na linha de frente fazendo tudo sozinhos como verdadeiros
equilibristas. Pensando nas experiências que já vivenciei no gerenciamento
online de marcas de moda, separei 5 erros que pequenas empresas costumam
cometer ao ingressarem nas redes sociais e espero poder te ajudar a evitá-los.
1 - Não saber quem é.
Isso pode acontecer em qualquer
segmento, mas nas marcas de moda esse problema é muito mais frequente.
Ainda existe uma grande
dificuldade por parte dos empreendedores em conseguir alinhar tudo que é
preciso para desenvolver uma identidade que possua unidade e clareza sobre o
que desejam comunicar. Desde o comecinho da marca é necessário que tudo esteja
muito bem pensado, e para novas lojas offiline que desejam se posicionar
digitalmente, é especialmente complicado conseguir uma percepção real do que se
quer propor como um todo. No entanto, quando o assunto se torna digital, todas
essas faltas ficam 3x mais aparentes e podem acarretar uma grande decepção em
relação aos resultados.
Quando se terceiriza a produção
de conteúdo essa falta de clareza implica diretamente em um briefing desconexo.
Ele vai solicitar do profissional de marketing uma abordagem descolada, mas que
só terá peças básicas para oferecer. Ou pede parar apresentar uma marca que jura
ser pensada para a classe B+, mas que vende peças do mesmo fornecedor que
marcas da classe C.
Parecem erros fáceis de serem
detectados de imediato, mas nem sempre é assim. É preciso um distanciamento
para perceber e apontar o caminho certo, antes que todas essas falhas ganhem
mais evidência que o próprio produto. Pedir o auxílio de um publicitário/consultor
de marketing pode ajudar a alinhar suas vontades e sua realidade, mesmo que
prevendo novos caminhos para futuro.
2- Mirar em Chico e acertar no
Francisco.
Esse erro está bem pertinho do
anterior e pode acontecer de duas maneiras diferentes.
A primeira e mais cruel é errando
na segmentação dos anúncios, principalmente no Facebook.
É sempre bom lembrar que por mais
segmentados que sejam, os anúncios acabam trazendo algumas pessoas que não são
do nosso interesse, mas o erro mais comum que vejo cometerem, é filtrar o
público utilizando páginas muito grandes achando que todo mundo que segue
aquele lugar tem o porte de consumo que o lugar oferece ou o estilo parecido.
Seguindo esse raciocínio, você vai acabar lotando a sua página de pessoas que
não possuem potencial de compra e nem afinidade com o que oferece. Prefira
sempre recorrer a perfis menores e com alto engajamento, a probabilidade de
conquistar um público que realmente vai se identificar com você é bem maior.
O segundo caminho para errar em cheio
o seu target, é produzindo um conteúdo que não fala o "idioma" dele.
Procure entender as referências
similares entre sua marca e seus clientes e as explore o máximo possível. Um
filme, uma música...tudo pode ser pauta de uma conversa interessante para
aproximar-te ainda mais deles.
3 - Achar que só o produto
importa.
Não falo em fotos bonitas com o
produto inserido em contextos bacanas. Se trata de perfis só com produtos
mesmo, puro e seco ou com um layout gráfico para fazer uma gracinha.
É evidente que isso não funciona
para todo mundo e não vão ser as frases roubadas de outros perfis que irão
fazer o seu feed ganhar mais relevância.
Mais do que em qualquer outra rede,
a ideia de contar uma história pesa muito mais para o Instagram. Uma foto do
seu produto em um manequim tirada em fundo branco, não o diferencia em nada da
outra loja que também comprou a mesma peça e deu o mesmo tratamento, no
entanto, quando você oferece uma nova perspectiva, insere todo um discurso que
traz valor, personalidade e por consequência likes.
Investimento em boas fotografias
nem sempre tem que significar dinheiro, mas sempre vai significar tempo e
criatividade. Se ainda não tem como pagar um fotógrafo profissional para fazer
fotos mais legais, tente improvisar com cenários criativos e amigas fotogênicas
dispostas a ajudar! Você não precisa e nem deve se prender somente ao produto,
olhe para o universo da loja e procure por detalhes que mostrem beleza na
decoração, no dia a dia, nas clientes e em tudo que lhe rodeia. Tudo pode ser
um conteúdo com potencial de engajamento esperando para ser aproveitado.
4 - Acreditar que o que serve pra
ela, também vai ser ótimo para você.
Copiar as fotos já é ruim, mas
copiar as legendas é tão comum que fico até sem graça de compartilhar os casos.
É normal querer seguir o que já funciona, todo mundo faz isso e em todos os
segmentos essa prática é bem recorrente, só que há uma grande diferença entre
se inspirar e copiar descaradamente. Lembra quando falei de unidade? Se começar
a copiar de várias marcas diferentes, em pouco tempo poderá mudar seu nome para
Frankstein Fashion. Se optar por copiar de uma marca só, vai se tornar uma mera
filial sem identidade e entre os seguidores compartilhados, não vai demorar a
ficar com fama de "imitona" e queimar o seu filme sem a menor
necessidade. Originalidade é importante, mas na falta dela, personalidade faz
toda a diferença para a sua fixação positiva junto às clientes.
5 - Sobreposição de conteúdo.
Sei que está difícil criar
conteúdo de moda quando há tantas blogueiras lotando cada tópico e chamando o
dobro da atenção que a sua marca poderia chamar. Mas se escolheu produção de
conteúdo para blog como estratégia, terá que ousar para não acabar falando
sozinha.
Não é fácil, mas tente
reinterpretar os acontecimentos de uma maneira que só a sua marca poderia
fazer. Converse diretamente com as suas clientes usando a forma que elas falam
e a realidade que vivem como seus norteadores.
Não se prenda somente a moda puro
e continuamente, você pode assumir o seu nicho de mercado e se preparar para
falar de tudo que elas gostam. Entenda o universo e as cerque de conteúdo
relevante, evitando por em pauta assuntos muito genéricos.
Por último e não menos importante:
Não copie o conteúdo de ninguém, nem mesmo colocando os créditos. Indique
outras páginas, até cite trechos, mas se dedique a produzir algo original. Essa
regra é importante para todas redes, mas para blogs é fundamental.
Esse é o meu primeiro texto nessa
plataforma e espero que tenha sido de serventia para você. Se deseja
acrescentar ou corrigir, estou de ouvidos e coração abertos para aprender ainda
mais. Caso precise de ajuda, estou de portas abertas.
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