Translate

Esperanza Spalding : Artista revelação do Grammy 2011

Ahhhh, sempre esperei o momento certo pra falar sobre ela e creio que esse lindo dia chegou!
Enfim a minha gatinha foi reconhecida, sim, minha gatinha. Já tivemos muitos momentos juntas, nos quais ela não saía do meu ouvido e eu falava junto com ela as coisas mais lindas do mundo.
Essa é a Esperanza Spalding. Que enfim, ganhou um Grammy como artista revelação.
Mas ainda sim me pergunto, como pode!?
Revelação!?
O primeiro CD dela é de 2006. Ela leciona música em uma das escolas mais renomadas do mundo somente com 29 anos de idade. Já fez show no Brasil em 2008, se não estou muito enganada. O talento dela é inegável! E o mais legal é que ela ama a música brasileira e gravou músicas como “Ponta de areia” em alguns de seus CDs.
Digo isso tudo para que percebam que a moça tem anos de estrada meus caros, e somente agora o reconhecimento mundial chegou pra ela. Mas aplaudo do mesmo jeito. Como costumam dizer por aí: "antes tarde que nunca".
Vamos então aos termos técnicos.
Nascida nos E.U.A, seu estilo é o Jazz contemporâneo e sua voz, tem um timbre suave e doce que se contrapõe a violência dos instrumentos.Uma das suas maiores marcas é o seu contrabaixo e logicamente o seu cabelo genuinamente natural.
2. Her hair is all natural – and all hers
"When I was little my hair was my worst enemy because I have so much of it and it's really unruly," Spalding says. "I don't know what happened but at some point I didn't try to tame it and just let it go wild and it became my look." And the bassist credits her mother with encouraging her personal style. "As much as I wanted to do something [with my hair as a teenager], she wouldn't let me. I just had to learn to accept it. Now I really love it."
Ela superou as dificuldades e tem orgulho dos seus cabelos, mas será que foi por isso que os seus caminhos demoraram tanto para se encontrar com o sucesso?
Não sou do tipo que cava preconceitos raciais, acho isso realmente tão ignóbil que prefiro simplesmente levar as coisas como deveriam ser. Afinal, se eu não tiver esperança e acreditar que em pleno ano de 2011, na era da comunicação e do livre acesso a informação de qualidade, as pessoas já tenham se dado conta que a cor da pele, ou quão maleável o seu cabelo é, não influência no caráter ou na capacidade humana de atingir a excelência nas coisas que gostam. Como viverei?
Tento levado isso em conta, reformularei a pergunta. Será que a autoconfiança dela incomodou? Ela, que nasceu em um país onde as negras têm os cabelos extremamente lisos. Será que não ter seguido o padrão que antes de nascer já lhe havia sido imposto, retardou o devido reconhecimento que ela sempre mereceu ter? Ou simplesmente o mundo tem dificuldade em assimilar música de qualidade?
Reflita. Quantas cantoras americanas e realmente negras com os cabelos naturais você conhece?
UPDATE

Esperanza Spalding não imaginava que ganhar seu primeiro Grammy lhe traria tanta dor de cabeça. Após receber o sonhado gramofone dourado no último domingo, a página da cantora de jazz foi reconfigurada com algumas frases do tipo: "Justin Bieber merecia. Morra em um buraco" ou "Quem diabos é você mesmo?". Outro fã mudou o nome da cantora para "Justin". A página da cantora voltou ao normal na segunda-feira, 14, pela manhã.
Sem tocar no assunto, Justin Bieber usou o Twitter para falar sobre sua participação no Grammy. "Quanto ao prêmio… claro que queria ter ganho. Ainda sonho em ganhar um Grammy. Fiquei chateado? Claro, mas estou muito feliz por ela [Esperanza] ter ganho", escreveu.
Fonte: Popline



Fonte da entrevista
Fotos: Google images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aê!