Translate

Bataclan um bordel familiar.

Voltas ► Férias ► Bordel 
Gabriela, sempre gabrielaaaa ♪
Esse trecho lhe diz alguma coisa?
Se sim, já começamos bem, e se não. Não há problema, tentarei explicar da forma mais breve possível.
Tanto Gabriela, quanto Maria Machadão foram pessoas reais descritas por Jorge Amado no livro, Gabriela cravo e canela, que de tão bom se tornou novela da Globo em 1975. (e teve muitas passagens pelo vale a pena ver de novo anos depois)
Gabriela era uma jovem vinda de um interior da Bahia abalado pela seca, que e se mudou pra Ilhéus para fugir das más condições de vida. Era doce, destemida, ingênua e inocente. Mas de todas as suas qualidades a que mais pesava era o fato dela ser realmente linda, tanto de corpo como de rosto. Ao chegar na cidade, ela causou muitas confusões com a sua inocência, seu amor pelo Nacibe e com o seu quibe fenomenal vendido em um bar, chamado Vesúvio.
O Bataclan foi parte do cenário dessa história que se passou na década de 20, quando Ilhéus era uma cidade rica e cheia de coronéis devido a alta produção de cacau. A dona desse bordel famoso era a Maria Machadão, que nunca se casou, nunca teve filhos e muito menos herdeiros. Então a prefeitura desapropriou a casa que já caia aos pedaços e a reformou em 2006, abrindo as portas ao público como um centro cultural, com apresentações teatrais, lojinha e exposições.
Eu fui lá durante as férias e estava louca pra postar algumas fotos.

Fachada e entrada principal onde tem as encenações e liberdade para os visitantes se enfeitarem e tirar fotos. 

Reprodução do quarto da Maria, algumas coisas são fake, mas a maioria é original.

Lojinha com artigos vintage, uma coisa mais linda que a outra.
Infelizmente, quando consegui ir ao Bataclan já estava perto de ir embora e não pude ficar para ver alguma das apresentações. Um das coisas mais legais em relação a divulgação do lugar, é que atrizes se vestem de melindrosas e saem pela cidade, segurando no braço de atores também caracterizados, sorrindo, papeando e tirando fotos com os turistas. Mas tudo isso só acontece em alta temporada (verão).
Fica aí uma ótima dica para as suas próximas férias. Ilhéus é lindo e o que não falta é lugar para conhecer, coisas para ver e tendo dinheiro, programas bacanas pra fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aê!