Translate

Profissão moda : Ludmila Guimarães

 Entrevistas ► Curiosidade ► Moda ► Ba
 
Ludmila Guimarães
• Nome: Ludmila Guimarães trabalho no jornal Correio no caderno Bazar & Cia.

• Área de atuação: produção de moda, produção cultural, pesquisa.

• Resumo da trajetória: Comecei há alguns anos, mais ou menos, 7 ou 8 anos. No início comecei a produzir bandas de rock and roll, fazendo editorial de moda para atrizes...
Cheguei a ter um brechó intinerante chamado Mary Quant Bazaar que ia aos shows das bandas alternativas da cidade e foi aí que me deu vontade de criar algo, então criei minha primeira peça e passei a assinar uma marca chamada Troupe Cinta – liga e assim surgiu a minha primeira cinta - liga. Passei a investir na criação de lingerie, fiz alguns cursos de extensão pelo SENAC BA e resolvi fazer uma pós - graduação em moda pelo SENAC SP que acontecia a cada 15 dias aqui em Salvador durante dois anos. Na mesma época criei um site para vender minhas peças, mas começaram a aparecer outros trabalhos que passaram a exigir mais do meu tempo e aumentar a chance de novas possibilidades na profissão.
Então, resolvi apostar em outras áreas da moda. Escrevi para sites de música e moda. Depois fui convidada para garimpar peças em moda e fazer notinhas para sites e coluna. Fiz para um jornal do interior da Bahia e para Salvador.
Produzi algumas peças publicitárias, trabalhei na área de compras para multimarcas, fiz ambientações. Produzi arte, logo e produção para estilo de banda musical. Fiz produção para espetáculos...
Além dos diversos projetos que sempre realizo com mais alguns amigos voltados a moda, arte, música. Fiz desfiles coletivos no bairro do Rio Vermelho chamado Prêt – á – Porter Salvador, depois fiz uma Expo Coletiva que aconteceu em 3 locais simultâneos em Salvador. E o mais recente foi o MME Market no qual fui curadora em outubro e novembro de 2010. E agora estou com um projeto chamado Vestindo as Ruas em parceria com um músico e artista – plástico mineiro que começa no mês próximo mês no sul do estado, pois o objetivo é movimentar o interior da Bahia para a cultura, neste projeto eu irei vestir com minhas peças desenhos pintados nos muros das diversas cidades do interior...
Aqui em Salvador faço produção de moda para programa de TV relacionado à moda. Faço produção para o jornal Correio no Bazar & Cia. Sou convidada para escrever sempre sobre bandas alternativas da cena Baiana para um site baiano...

• Pontos fortes e fracos da carreira:
Pontos fortes – Acredito que a relação moda, não é limitada, você tem a oportunidade de conhecer vários profissionais e perceber a moda de diversas maneiras, através da fotografia, do street style, da arte... Acho isso enriquecedor.
Pontos fracos – Mais segurança, melhor remuneração, já que o profissional de moda investe em cursos, livros para se manter atualizado para acompanhar a movimentação que é intensa dessa área.

• Pretensões futuras: Quero continuar fazendo projetos paralelos e investir na área acadêmica. Gosto da pesquisa, do cotidiano, do real... Quero ter mais liberdade para observar o simples e transformar isso em algo lindo, mas natural.

• Dicas: O melhor a fazer é fazer! Não espere que as pessoas chamem ou que um “grande convite caia do céu”. Brinque, ouse, convide um amigo que gosta de maquiar, outro para fotografar e monte seu editorial, escolha a pauta, a locação... Assim, você irá aprender na prática e não se esqueça de criar uma página virtual para mostrar ao mundo o que você anda fazendo.

                     E-mail: ludmila_guima@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aê!